Sem categoria

Vitality Flossing: Saiba como funciona

By 13 de dezembro de 2019 No Comments

Hoje a conversa é sobre conceitos para entender um pouco melhor o funcionamento do Vitality Flossing.

E para começar, é preciso compreender que fáscia está relacionada a biotensegridade. Ou seja, um tecido que está organizado de forma que as tensões se dissipam e se equilibram ao mesmo tempo entre as diversas estruturas do corpo.

Esse tecido é tridimensional, então o raciocínio deve considerar um sistema que dissipa forças em todas as direções, de forma helicoidal, em torno de um eixo que vai se espiralando no corpo.

A imagem 1 mostra essa transmissão de força de forma longitudinal. Ela vai passando de um tecido mais macroscópico, que é o tendão, até as partes mais internas da fibra muscular. E como já sabemos, essa transmissão até acontece assim, mas ela acontece nas outras direções, nas outras formas. Tanto que existem estudos demonstrando que 40% da força não se dissipa de forma latitudinal e sim transversal. E o Flossing é muito importante nesse sentido! Quer saber por quê? Observe a imagem 2.

Ela mostra um corte transversal de uma estrutura que tem o osso no meio. Perceba que tudo está conectado: parte anterior, posterior e laterais, tudo conectado de forma tridimensional. Então, quando a compressão é aplicada, os tecidos são aproximados, o que facilita a transmissão de tensão. Além disso, a influência da parte anterior em relação a posterior, da medial em relação a lateral, passa a acontecer com mais facilidade.

Por isso, ao realizar o enfaixamento de forma circular e associar ao movimento ativo do paciente, que é o que acontece durante a utilização da flossband, a transmissão de tensão é otimizada, o que favorece a hidratação dos tecidos e a movimentação de um tecido em relação ao outro (glide dos tecidos).

E sabe por que falamos tudo isso? Para explicar um dos motivos pelos quais as Flossband são comercializadas exclusivamente para profissionais que realizaram o curso do Vitality Flossing. Mais do que decorar ou saber aplicar as faixas elásticas, é preciso entender o conceito e a técnica que existem por trás disso.

Leave a Reply

X