Fisioterapia

Neurociência da Dor: A Educação do Paciente

By 8 de fevereiro de 2018 No Comments

Você sabia que, para o tratamento da dor crônica, é muito importante o ensino da neurociência da dor para o seu paciente? Essa estratégia tem como objetivo auxiliar os pacientes a compreender melhor sua dor por meio de uma perspectiva neurofisiológica e biológica, mas acima de tudo, educar sobre quais experiências de dor são normais e esperadas em cada caso.

Para isso, é imprescindível o conhecimento (por parte da equipe) das evidências atualizadas sobre os mecanismos envolvidos na dor crônica, os quais envolvem aspectos neurobiológicos – sensibilização central e periférica, neuroplasticidade, inibição, facilitação, ativação de células gliais e muito mais – associados a fatores psicológicos, tais como a evitação e medo do movimento, a catastrofização da dor, as expectativas e as crenças relacionadas à dor, por exemplo. O fisioterapeuta, nesse caso, tem o papel de “traduzir” e transmitir essas informações ao seu paciente e, assim, mesclar esse conhecimento ao tratamento fisioterapêutico escolhido para cada caso.

É evidente que toda a educação sobre cuidados de saúde tem como objetivo final a mudança de comportamento. Na área da dor isso não é diferente; entretanto, deve-se ter em mente que a mudança deve começar com a frase “apesar da dor”. Assim, temos que mostrar ao paciente que, “apesar da dor”, devemos estipular metas de tratamento objetivas, factíveis e progressivas, com exposição gradual ao movimento. Tudo isso ampliará a atividade do paciente e consequentemente levará ao retorno da função e aumento da qualidade de vida.

Em suma, os pacientes com dor crônica estão interessados em aprender mais sobre as causas e os processos envolvidos na experiência de dor. Assim, um paciente esclarecido sobre seu quadro e com o tratamento adequado tende a reconstruir sua rotina, a inserir atividades no seu dia a dia que tragam prazer e felicidade e a ter objetivos de vida de médio e longo prazo…“apesar da dor”.

ProfDrFabiana Carvalho

Fisioterapeuta (IPA), Mestre em Reabilitação e Inclusão (IPA), Doutora em Medicina (UFRGS), Especialista em Dor e Cuidados Paliativos (HCPA), Membro da SBED (Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor).


Inspirada no artigo: Know Pain, Know Gain? A Perspective on Pain Neuroscience Education in Physical Therapy. Adriaan Louw; Emilio J. Puentedura; Kory Zimney; Stephen Schmidt; JOSPT, 2016.

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